Rat Suture Fios Cirúrcigos e Material hospitalar - Rio de Janeiro - Tel. (21) 3711-4110 - contato@ratsuture.com.br
- Tele Atendimento: (21) 3711-4110
Página principal do site Rat Suture - Fios Cirúrgicos - Sutura
Conheça melhor nossa empresa - Rat Suture
Nossa linha de produtos de sutura. Produtos Bioline, Technofio, Shalon, Somerville e Point Suture
Faça uma cotação conosco - Rat Suture
Pedido - Rat Suture
Rat Suture - Fios Cirúgicos - Rio de Janeiro
Entre em contato conosco - Rat Suture - Fios Cirúrgicos
Perguntas frenquentes
Links úteis
E-mails (área restrita Rat Suture)
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

Os produtos Somerville asseguram a fabricação de fios cirúrgicos dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, seguindo os requisitos das boas práticas de fabricação para fios cirúrgicos (FC), de modo a oferecer alta confiabilidade, durabilidade e qualidade dos fios cirúrgicos que produzimos.

Catgut Simples
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

O Catgut simples: atualmente ocupa a categoria de fio mais usado no mundo. É um fio cirúrgico absorvível natural, obtido a partir da camada serosa do intestino de bovinos selecionados.

O Catgut simples é produzido utilizando fitas de colágeno que são purificadas através de lavagem química, torcidas, e polidas através de processos eletrônicos que produz um fio multifilamentar, com resistência e diâmetro uniforme em toda extensão. Este tipo de fio proporciona uma absorção uniforme dentro de 30 dias, uma maleabilidade superior, maior resistência à tração sobre nó cirúrgico.

A primeira etapa da absorção depois da sutura ter sido aplicada, é a hidratação, absorção dos fluidos. Isso resulta em pequeno inchaço da sutura e uma perda de sua resistência nas primeiras 24 horas. A medida que a sutura vai se desintegrando, as células denominadas macrófagos retiram os fragmentos parcialmente digeridos através da fagocitose. A segunda fase do processo consiste na fibroplastina onde os fibroblastos carreiam fibrina à ferida, forma-se colágeno e o processo de cicatrização continua, resultando eventualmente uma leve cicatriz fibrosa. Os fios cirúrgicos de Cat Gut simples são acondicionados em envelopes internos de poliéster, juntamente com a solução conservante. Estes envelopes internos. O produto é submetido à radiação gama para esterilização. Após esterilização os envelopes internos são introduzidos em envelopes externos para depois serem acondicionados em caixas de papelão. A tração dos fios cirúrgicos de Cat Gut simples da Somerville, está acima dos valores recomendados pela ABNT e pelas Farmacopéias Brasileira e Americana.

   
Catgut Cromado
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

O Catgut cromado também é obtido da camada serosa do intestino de bovinos selecionados. As fitas de colágeno são lavadas quimicamente, retificadas e são cromadas antes do processo de torção, obtendo com isso uma absorção tecidual uniforme.

Suas características principias são: absorção prolongada e uniforme (60 dias), grande maleabilidade, maior resistência a tração sobre o nó cirúrgico, com menor índice de rejeição. A primeira etapa da absorção depois da sutura ter sido aplicada, é a hidratação, absorção dos fluidos. A camada de sais de cromo torna os fios de Cat Gut cromado mais resistentes do que os fios de Cat Gut simples, prolongando o tempo de absorção. A medida que a sutura vai se desintegrando, as células denominadas macrófagos retiram os fragmentos parcialmente digeridos através da fagocitose. A segunda fase do processo consiste na fibroplastina onde os fibroblastos carreiam fibrina à ferida, forma-se colágeno e o processo de cicatrização continua, resultando eventualmente uma leve cicatriz fibrosa.

Os fios cirúrgicos de Cat Gut cromado são acondicionados em envelopes internos de poliéster, juntamente com a solução conservante. Estes envelopes internos. O produto é submetido à radiação gama para esterilização. Após esterilização os envelopes internos são introduzidos em envelopes externos para depois serem acondicionados em caixas de papelão. A tração dos fios cirúrgicos de Cat Gut cromado da Somerville, está acima dos valores recomendados pela ABNT e pelas Farmacopéias Brasileira e Americana. Os fios de Cat Gut cromado da Somerville possuem ótima fixação do nó cirúrgico e resistência à tração e ao encastoamento acima dos valores da ABNT e Farmacopéias Brasileira e Americana.

   
Nylon Preto
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

O nylon caracteriza-se por sua grande resistência, tenacidade, brilho e elasticidade. O Nylon preto Somerville é uma sutura monofilamentar sintética não absorvível, esterilizada através de radiação gama (cobalto radioativo).

O Nylon monofilamentar preto* é obtido a partir da polimerização da Poliamida, tendo sua coloração feita através da técnica de impregnação do pigmento por imersão em banho ultra-sônico. Por ser monofilamentar, não favorece o crescimento bacteriano por capilaridade, possuindo elevado grau de elasticidade e resistência à tração.

Segundo estudo realizado por Belmiro e colaboradores **(2005), a sutura de nylon desencadeia uma reação inflamatória aguda no tecido. Essas reações inflamatórias são mais acentuadas quando o nylon é utilizado em suturas internas. As suturas externas realizadas com nylon induzem menor reação tecidual. Por esse motivo, os fios cirúrgicos de nylon devem ser utilizados de forma adequada, evitando complicação no local da sutura.


* A Somerville também disponibiliza fios de nylon incolor.
** Ribeiro CMB, Júnior VAS, Neto JCS, Vasconcelos BCE. Clinical and histopathological study of tissue reactivity to monofilament suture materials: nylon and poliglecaprone 25 in rats. Acta Cirúrgica Brasileira. V. 20, n. 4, p. 284-291, 2005.

 
Seda preta trançada
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

Os fios de seda da Somerville são filamentos de seda natural produzidos pelo bicho da seda. Estes filamentos são submetidos ao processo de pigmentação, utilizando um pigmento natural.

Após pigmentação os filamentos são trançados sobre um fio núcleo, também de seda. Há ausência de capilaridade, não favorecendo um crescimento bacteriano.

 

 
ABS - fios de ácido poliglicólico
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

Este processo de degradação inicia-se com a difusão da água dentro do material. Em seguida ocorre hidrólise com fragmentação do material. O processo de hidrólise se intensifica, ocorrendo então fagocitose, difusão e metabolismo das partículas dispersas. O peso molecular e a densidade de materiais absorvíveis sintéticos decrescem drasticamente com a duração da hidrólise. O resultado é um declínio da resistência à tensão.

Mantendo-se um armazenamento adequado e seguindo as instruções de uso, os fios de ácido poliglicólico (ABS) apresentam inúmeras vantagens em relação aos demais absorvíveis naturais, como um menor tempo de absorção da sutura, mínima reação tecidual, maior resistência tênsil, maior maciez e suavidade na passagem através do tecido, entre outras. Os fios absorvíveis sintéticos apresentam-se como uma grande evolução em suturas cirúrgicas e o futuro em termos de absorvíveis.

   
INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE AS AGULHAS CIRÚRGICAS
Linha de Produtos Somerville - fios para sutura

As agulhas cirúrgicas utilizadas pela Somerville são agulhas importadas, testadas e aprovadas de forma a garantir sua utilização segura. São agulhas de aço inoxidável adequado para procedimentos cirúrgicos, resistentes à corrosão.
Possuem elevada resistência mecânica, pontas bem definidas que facilitam a penetração.

Produzem linhas e cortes atraumatizantes.

Quando fixadas aos fios Somerville, apresentam elevada resistência ao encastoamento, com valores bem acima dos exigidos e especificados em compêndios oficiais.

 
INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OUTROS PRODUTOS DA SOMERVILLE


ALGODÃO PRETO

É um fio de sutura não absorvível de origem vegetal. Os fios de algodão Somerville são produzidos utilizando-se fibras longas e selecionadas de algodão e tingidas com extrato natural.

Essas fibras são trançadas e torcidas eletronicamente, sendo sobrepostas a um núcleo multifilamentar de poliéster.

Essas características produzem um fio de alta resistêcia, excelente manuseio e fixação do nó. São acondicionados em envelopes de papel grau cirúrgico e polietileno.

As suturas de algodão não são absorvidas pelo organismo, permanecendo ecapsuladas até o momento da retirada.

Utilizados para fechamento de icisões cirúrgicas e fechamento de pele e feridas cirúrgicas não infectadas.

LINHO
Os fios de sutura de linho constituído de fibras vegetais naturais selecionadas.

Essas fibras são retorcidas e trançadas em uma só renda de diversos diâmetros de acordo com as especificações USP.

Possuem uma força tensional moderadamente elevada.

São acondicionados em envelopes de papel grau cirúrgico e polietileno.

As suturas de linho não são absorvidas pelo organismo, permanecendo ecapsuladas até o momento da retirada.

Utilizados para fechamento de icisões cirúrgicas e fechamento de pele e feridas cirúrgicas não infectadas.

FIOS DE POLIPROPILENO
O fio de polipropileno Somerville é um fio monofilamentar, formado por fibra sintética quimicamente purificada e altamente resistente aos agentes atmosféricos, caracterizando-se por ser elástica.

Nesse tipo de sutura é utilizado polipropileno azul 100% atóxico.

Os fios cirúrgicos de polipropileno são acondicionados em envelopes de papel grau cirúrgico e polietileno.

O fio cirúrgico Somerville é utilizado com agulha cirúrgica de formato triangular em operações plásticas, bem como no fechamento geral, e com agulha cilíndrica encastoadas em ambas as extremidades, usado nas cirurgias cardiovasculares.

Aplicando nas bordas das feridas utilizando-se as técnicas de “ponto a ponto” ou “contínua” seguindo as técnicas cirúrgicas de fechamento de incisões.

O produto é esterilizado por óxido de etileno.